quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Coluna Ait Ben Haddou - Marrocos


Neste primeiro relato escolho um dos lugares mais impressionantes que já tive a oportunidade de visitar. Ait Ben Haddou é uma cidade fortificada também conhecida por Ksar, localizada em Sous-Massa-Drâa no Marrocos, situada numa colina à beira do rio Ouarzazate, na antiga rota de caravanas entre o deserto do Saara e a cidade de Marrakesh. O Ksar foi fundado em 757 e começou como a casa de uma família. É um sitio declarado patrimônio mundial pela Unesco desde 1987 e já serviu de cena para vários filmes famosos como Gladiador, Alexandre, A Múmia, Lawrence da Arábia, entre outros. 
A cidade é constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas cobertas de barro e palha, ou kasbahs, chegando a ter dez metros de altura cada uma. A maioria dos habitantes da cidade vivem agora numa aldeia mais moderna, no outro lado do rio, repleta de lojinhas que vendem os mais variados souvenirs além de alguns pequenos hotéis, no entanto, dez famílias ainda vivem no Ksar.

Para entrar no Ksar é preciso atravessar um pequeno riacho, o que pode ser feito no dorso de um dromedário, oferecido por guias, ou para os mais destemidos, atravessando as rasas e geladíssimas águas provenientes do degelo da neve da cordilheira. A cidade é um labirinto de paredes, muros e torres que ao pôr-do-sol ganha um colorido ainda mais especial, quando tom ocre de suas construções contrasta com o azul do céu.
Para aqueles que estejam interessados em visitar o local, existem várias agências de viagem que possuem pacotes para vários destinos no Marrocos, como Casa Blanca, Rabat e Marrakesh. De Marrakesh até Ait Ben Haddou são aproximadamente 200 km por uma estrada que atravessa a cordilheira do Atlas chegando a mais de 2.000 metros de altitude, com uma paisagem deslumbrante.
Vários outros lugares surpreendentes como este serão relatados nas próximas edições. Passaremos pelo surpreendente Taj Mahal e por Jaisalmer, a cidade de areia na Índia, o extraordinário Oásis de Siwa e as Pirâmides de Giza no Egito, a cidade medieval de Chesky Krunlov na República Tcheca, atravessaremos a cordilheira dos Andes entrando na Patagônia e chegaremos a Ushuaia, o fim do mundo. Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário