sábado, 18 de junho de 2011

Coluna Bruxelas - Bélgica


BRUXELAS

Bruxelas, a capital belga, possui mais de 1 milhão de habitantes e é conhecida como a capital da Europa por hospedar a sede da União Européia. Além disso, mais de 75% dos trabalhos da Parlamento Europeu tem lugar em Bruxelas (apesar de sua instituição oficial ser em Strasbourg na Áustria).
Está localizada em um posição estratégica, a poucos quilômetros dos principais destinos turísticos europeus, como Amsterdam e Paris. No entanto, ainda não faz parte do roteiro de muitos turistas que visitam o velho continente. É uma cidade muito agradável, bonita, repleta de arte, história e com diversas atrações turísticas.
Sua principal atração é a Grand Place, ou Praça do Mercado, onde acontecem os principais eventos de Bruxelas. Esta praça esta inteiramente circundada por prédios históricos dos séculos 15 e 16. O Hôtel de Ville, onde hoje funciona a prefeitura, foi construído no século 15 e é considerado o prédio público mais belo do país, uma obra-prima em estilo gótico.A torre principal tem 96 metros de altura e no topo vê-se uma estátua de São Miguel, padroeiro da cidade. Outras 137 estátuas de pedra adornam as fachadas do prédio. Em 1965, dois dias de intensos bombardeios destruíram a praça, sobrando apenas a prefeitura e duas outras fachadas. O esforço dos mercadores locais fez com que em pouco tempo tudo estivesse reconstruído, formando o belíssimo conjunto barroco de hoje. A cada dois anos, a praça é decorada com milhares e milhares de flores que formam o famoso tapete de flores de Bruxelas, uma verdadeira obra de arte.
Nas proximidades da Grand Place, encontra-se o “grande pequeno” Manneken-pis. Esta pequena estatueta é tão importante para Bruxelas, como o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste pequeno menino fazendo xixi é uma das principais atrações de Bruxelas. A história começou na idade média quando ali encontrava-se uma fonte e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez a estátua para embelezar o local. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698. Seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade.
Para os interessados em história, a cidade possui inúmeros museus como o Musée de la Ville de Bruxelles, Hotel de Ville, Musée de la Dinastie, Musée de la Brasserie (Museu da Cerveja), Musée Royal des Beaux Arts e Musée de L´arte Ancien. O Parc du Cinquantenaire foi criado para celebrar o 50º aniversário da independência da Bélgica em 1881 abriga diversas atrações e já foi palco de grandes eventos de importância mundial: uma Exposição Internacional em 1888 e uma Exposição Universal em 1897. Lá é possível visitar um impressionante palácio que conta com diversos museus, entre eles, o Museu da Aviação, Autoworld e o Museu da Arte e História.
O Atomiun é considerado o símbolo de Bruxelas. É a representação de uma molécula de ferro ampliada 165 bilhões de vezes e foi construída em 1958 para uma exposição mundial. Hoje abriga um pequeno museu e no topo um restaurante com vista panorâmica.
Bruxelas ainda conta com inúmeros parques e muitos monumentos belíssimos. O centro comercial, nas proximidades da Avenue Louise, conta com lojas das principais grifes mundiais, além de inúmeras lojas especializadas em chocolates e também uma gama imensa de cervejas belgas.
Na sua próxima viagem a Europa, não deixe de visitar Bruxelas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário