quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Coluna Amsterdam

AMSTERDAM


            Já imaginou uma cidade que possui mais de 1.300 pontes, inúmeros museus e a mais vasta coleção de obras de Van Gogh,? E que tal uma cidade de 750.000 habitantes, dos quais 700.000 são ciclistas e que possui mais de 400 quilômetros de ciclovias? E talvez uma cidade que conte com inúmeros coffee shops onde é autorizado o consumo de drogas leves? Já imaginou então uma cidade onde a prostituição seja legalizada? E talvez uma cidade que conte com tudo isso? Se respondeu não para qualquer uma destas perguntas, você certamente precisa visitar Amsterdam.
             Situada na província da Holanda do Norte, a capital e maior cidade dos Países Baixos, Asmterdam é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, seus liberais coffee shops, o famoso Red Light District (Bairro da Luz Vermelha), além de seus inúmeros canais, que fazem de Amsterdam ser conhecida como a Veneza do Norte.
           Dentre seus principais museus destacam-se o Rijksmuseum, o museu de arte moderna Stedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e o Museu Van Gogh que possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo. Entretanto um dos destinos mais populares na cidade é a famosa Casa de Anne Frank, onde ela, sua família e mais quatro pessoas judias permaneceram escondidas nos anos de ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O Hortus Botanicus Amsterdam, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo merece também um relevante destaque entre os pontos turísticos que não podem deixar de ser visitados na cidade.
            Para os apreciadores de uma boa cerveja, Amsterdam conta com a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience. Para os amantes do futebol, o clube esportivo AFC Ájax têm sua sede e seu estádio na cidade, chamado Amsterdam Arena. Para aqueles que preferem a música a sala de concertos Concertgebouw merece destaque. Esta é a sede da famosa orquestra sinfônica, a Orquestra Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.

            A cidade conta com inúmeros edifícios, igrejas e pontes que merecem uma visita. O ideal para quem visita Amsterdam é alugar uma bicicleta e conhecer os quatro cantos da cidade através de suas ciclovias. Uma data muito interessante para visitá-la é o dia da Rainha ou Koninginnedag em 30 de abril, quando os habitantes da cidade vendem nas ruas todos os tipos de coisas, especialmente artigos de casa que já não utilizam.
            O espírito liberal que ela herdou da idade do Ouro, justifica a existência de alguns cafés chamados de coffee shops, onde está autorizado o consumo de drogas leves e também da existência de uma indústria do sexo legalizada. No Red Light District (Distrito da Luz Vermelha), as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.
            Se você já está aprontando as malas para ir conhecer esta surpreendente cidade, não precisa se preocupar, pois existem vôos diários de São Paulo para Amsterdam, com as principais companhias aéreas operantes no Brasil. Além disso, Amsterdam conta com uma excelente infra-estrutura hoteleira para os mais variados tipos de turistas. Boa viagem !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário