sábado, 18 de junho de 2011

Coluna Veneza - Itália

VENEZA

            Veneza é certamente um dos principais destinos turísticos da Europa e do mundo. A cidade, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é mundialmente conhecida pelos seus inúmeros canais, suas famosas gôndolas, o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata História, além do carnaval de Veneza, porém a cidade tem muito mais a oferecer para seus turistas.



A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais numa lagoa rasa. As ilhas em que a cidade é construída são ligadas por cerca de 400 pontes. No velho centro, os canais servem a função de estradas, e de qualquer forma de transporte sobre a água ou a pé. O Grande Canal, que corta a cidade, é considerado a avenida principal. O transporte é constituído de vários tipos de barcos, variando de barcos de cargas, barcos táxi, barcos ônibus, além das famosas gôndolas que atraem inúmeros casais.



No século XX, um aterro permitiu uma ligação ao continente, a construção da estação ferroviária de Venezia Santa Lucia, uma estrada para automóveis e um estacionamento, porém além destas ligações para o continente no extremo norte da cidade, o transporte dentro da cidade continua a ser, como foi em séculos passados, inteiramente na água ou a pé.






            Veneza é uma cidade rica em museus, galerias de arte e eventos relacionados, dos quais merecem destaque a Accademia, (museu e galeria de arte especializada em arte até o século XIX, localizada na margem sul do Grande Canal), o Museu Correr (museu municipal que ocupa parte da Ala Napoleônica) e a mais recente Coleção Peggy Guggenheim.
            Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destaca-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, considerada o principal centro turístico da cidade, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo o projeto de Antonio da Ponte, a Ca` d`Oro ( Famoso palácio localizado no sestiere de Cannaregio e voltado para o Grande Canal), além de numerosas igrejas e museus.



A famosa basílica di San Marco, mistura estilos arquitetônicos e decorativos do oriente e do Ocidente e constitui uma das construções mais grandiosas da Europa. Erguida em forma de cruz grega e coberta por cinco cúpulas, é a terceira igreja a ocupar este local. A primeira, que guardava o corpo de São Marcos no século 9º, acabou destruída por um incêndio. A segunda foi demolida para dar lugar a um edifício espetacular. No seu interior destacam-se mosaicos dourados. Vários tesouros, como estátuas, ícones e copias de cavalos, foram levadas para lá depois que a Quarta Cruzada saqueou Constantinopla, em 1204.


            Visitar estes pontos turísticos é muito fácil, basta caminhar em suas pequenas ruelas e seguir o fluxo de turistas que lotam a cidade durante o ano todo. Os principais restaurantes e lojas ficam nas proximidades da Plaza San Marco e ao longo do Grande Canal.


            Veneza conta com inúmeros hotéis, pousadas e albergues, porém é muito aconselhável fazer reservas com antecedência, principalmente durante os meses de junho a setembro, que è considerada a alta temporada na Europa.





            A cidade conta com dois aeroportos localizados no continente, o recente Aeroporto Internacional Marco Pólo e o aeroporto de Treviso, distante 20km de Veneza, porém algumas companhias aéreas anunciam apenas “Veneza”.
            O ideal para uma boa visita na cidade é permanecer de 2 a 3 dias. De Veneza existem trens com destino as principais cidades da Itália com preços muito baixos se comparados com o resto da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário