PRAGA
Conhecida como a “cidade das cem cúpulas”, a capital da Republica Checa, Praga, é sem dúvida um dos mais belos e antigos centros urbanos de toda a Europa e certamente uma das cidades mais atraentes do Velho Continente.
Situada na Boêmia Central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, nas margens do Rio Vtala que corta a cidade, cheio de belas e antigas pontes que contrastam com a presença do imponente castelo de Praga em Hradcany, localizado em sua margem esquerda. Está localizada no centro da Europa, a 600km do mar Báltico, 700km do mar do Norte e 700km do mar Adriático. Está ainda, a pouca distância das principais metrópoles européias. De Viena, são 300 km, de Brastislava 320 km, de Berlim 350 km, de Budapeste 550 km, de Varsóvia 630 km e de Copenhagem são 750km.
Praga está entre as nove cidades européias que receberam o título de “cidade européia da cultura do 2000”, que lhe foi concedido devido seus inúmeros museus e galerias de exposição excepcionais, além de suas dezenas de teatros e salas de concertos que costumam hospedar estrelas da arte mundialmente reconhecidas.
A abundância de torres e mirantes concedeu a Praga o atributo de “cidade das cem cúpulas” já há alguns séculos. Atualmente são aproximadamente 500 torres por toda a cidade.
Desde 1992, o centro histórico de Praga figura na lista do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Dentre suas principais atrações, destacam-se o bairro de Hradčany onde está localizado o imponente Castelo de Praga, o Bairro Pequeno conhecido por Malá Strana, onde todas as construções são anteriores ao século XIX, a cidade Velha ou Staré Město, onde está localizado o centro da cidade com a Ponte de Carlos que liga a cidade velha ao Castelo de Praga. No bairro judeu, conhecido como Josefov, encontra-se o cemitério judeu e o gueto judaico, importantes atrativos turísticos da cidade além da cidade nova, Nové Město e Vyšehrad. Todos estes bairros são pequenos, por isso é recomendado percorrer a cidade a pé.
É no centro de Praga que se encontram os mais variados estilos arquitetônicos, que vão desde ruelas ziguezagueantes, rotundas românicas, catedrais góticas, palácios de estilos renascentistas e barrocos, casas em estilo de classicismo, além de arte nova e edifícios modernos.
Para os interessados em conhecer esta, que em minha opinião está entre as três cidades mais belas da Europa, recomenda-se seguir até Berlim e de lá seguir em trem ou mesmo em avião até Praga. A melhor época para visitar o local é entre os meses de junho a setembro, quando o clima está mais quente e os dias são mais longos (no verão o sol de põe por volta de 23:00 hrs).
Dica: Aproveite os dias na Republica Checa e percorra aproximadamente 100 km rumo ao sul, com destino a cidade de Cesky Krumlov, uma cidade medieval impressionante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário