sábado, 18 de junho de 2011

Coluna Buenos Aires- Argentina

 BUENOS AIRES

Buenos Aires é considerada uma das cidades mais eletrizantes da América do Sul, embelezada por inúmeros edifícios em arquitetura Européia, uma população muito acolhedora e uma agitada vida noturna. Não é toa, que muitos turistas brasileiros, impulsionados pela disparidade entre o peso argentino e o real brasileiro, tem buscado cada vez mais conhecer esta cidade magnífica. Nos dias atuais está mais econômico, visitar a capital dos “hermanos” que viajar para alguns destinos turísticos no Brasil.

A cidade é realmente muito grande, mais de 13 milhões de habitantes, porém as suas principais atrações estão próximas da região central, conhecida como microcentro. Esta região, destacada por seus inúmeros edifícios em estilo europeu do século XIX, o que surpreende muitos turistas que buscam uma arquitetura mais latino-americana. A famosa Av. Florida, é o calçadão mais agitado, onde se encontram inúmeras lojas de roupas, couros, souvernirs e também a famosa Galeria Pacifico, um dos principais shopping centers da cidade. Não deixe de notar as pinturas no teto do edifício!

Poucas quadras da Calle Florida, encontra-se a Plaza de Mayo, onde está localizada a Casa Rosada, sede da presidência da republica e da famosa varanda por onde Evita fez seus discursos a população nos anos 40. Ao lado da praça, esta localizada a Catedral Metropolitana, que surpreende pela sua beleza interior, e hospeda a tumba do libertador José de San Martín, uma das figuras históricas mais importantes do país.

A avenida 9 de julho, a mais larga avenida do mundo, com 140 metros, está localizada muito próximo ao microcentro. Recebeu este nome para homenagear a data da independência da Argentina (9 de julho de 1816). Abriga alguns dos principais pontos turísticos do país, como a Praça da República, o Obelisco, a estátua de Dom Quixote e o teatro Colón.

Seguindo para o outro lado, rumo ao rio da Prata, está localizada o bairro revitalizado chamado de Puerto Madero, local onde até alguns anos atrás, abrigava o porto da cidade. Hoje o local possui inúmeros calçadões, bares, restaurantes, além dos hotéis mais caros da cidade. Vale a pena fazer um passeio no local no final da tarde e aproveitar o por do sol em um dos inúmeros cafés.

Situado ao sul da cidade, ao longo do antigo porto e da boca do Rio Riachuelo, construído por imigrantes italianos, encontra-se La Boca, um dos bairros mais agitados da cidade. A principal atração deste bairro é o colorido Caminito, uma pequena rua de pedestres repleta de edifícios construídos de placas de metal. A poucas quadras do local, encontra-se a famosa Bombonera, sede de muitas partidas do clássico River Plate x Boca. Vale a pena adentrar ao local e conhecer o museu do Boca e também se surpreender com a proximidade entre as arquibancadas e o campo de futebol.

            A Recoleta, o bairro mais elegante da cidade, abriga uma das principais atrações de Buenos Aires, o “cementerio de la Recoleta”. É neste cemitério que estão enterradas as principais celebridades argentinas, incluindo a famosa Evita Perón. Para encontrar seu túmulo, basta seguir a multidão.

            O bairro de Palermo, é palco dos principais bares e casas noturnas da cidade e também dos mais famosos shows de tango. Além disso, a Av, Córdoba, abriga uma vasta quantidade de “outlets” de diversas marcas mundialmente conhecidas. Vale muito a pena fazer algumas comprinhas por lá.

            O ideal para quem quer visitar a cidade é comprar um pacote de 3 ou 4 dias. Além disso, para aqueles que preferem viajar por conta, existem vôos diretos saindo de varias cidades brasileiras, inclusive Curitiba. Boa viagem !!!

                  










Nenhum comentário:

Postar um comentário