TAJ MAHAL - INDIA
O Taj Mahal é um mausoléu localizado as margens do Rio Yamuna ,na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. É considerado nos dias atuais como uma das construções mais imponentes do mundo. Não foi à toa que em 2007 recebeu título de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, além de ser considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esta imponente construção em arquitetura mongol é vista como a maior prova de amor do mundo.
Construído pelo governante mogol Shah Jahan em homenagem a memória e para preservar o corpo de sua esposa favorita, Aryumand Banu Began, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A Jóia do Palácio”), que morreu ao dar a luz ao seu 14º filho. Shah Jahan teve outras esposas, mas sua predileta era Mumtaz Mahal, que o acompanhava em todas as campanhas militares, e era ela que o aconselhava nos negócios do estado e nas obras beneficentes.
A construção ocorreu entre 1630 e 1652 e contou com cerca de 22 mil homens (escultores, pedreiros, artesãos, calígrafos) de varias cidades do Oriente. Uma manada de mil elefantes levou os blocos de mármore, cada um pesando mais de duas toneladas, trazidos de pedreiras a mais de 300 quilômetros de distância. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como lápis-lazúli, entre outras. Sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
Como um tesouro, o Taj Mahal é protegido por um portão principal construído em arenito vermelho com cerca de 30 metros de altura. Em seguida, vemos um jardim em estilo mongol, cujo trajeto é simetricamente demarcado. Canais de água separam o jardim em quadrantes simbolizando os Jardins do Paraíso islâmico. O túmulo é rodeado por uma mesquita em arenito vermelho e por uma réplica chamada Jawab. Nos quatros cantos do mausoléu há minaretes inclinados para fora (uma precaução em casos de terremotos) projetados para assegurar que as altas torres caiam para fora do túmulo ao invés de colidirem para dentro dele. Fiel aos princípios mogóis da simetria arquitetônica, o túmulo tem a forma de um quadrado, cada lado medindo quase 60 metros. O arco central é estabelecido em cada lado por arcos menores. A cúpula é semelhante a uma pérola. Utilizando uma inovação arquitetônica desenvolvida na Ásia Central, a cúpula é na verdade o dobro da construção, um projeto que permite suportar um peso maior.
Quando Shah Jahan construiu este monumento imortal dedicado ao amor romântico, o poder mongol estava em declínio e o projeto consumiu muito da riqueza do reino. Além disso, o triste imperador acabou se afastando dos assuntos que regiam o Estado. Em 1657 Shah Jahan ficou doente e em 1658 seu filho Aurangzeb aproveitou de sua fragilidade para encarcerar seu pai e ocupar o trono. Shah Jahan permaneceu em cativeiro até sua morte em 1666. Dizem que ele passou seus últimos dias de vida olhando fixamente em um pequeno espelho o reflexo do Taj Mahal, e morreu com o espelho em sua mão. Ele foi enterrado no Taj Mahal com a esposa que ele nunca esqueceu.
Para aqueles que estejam interessados em conhecer esta maravilha do mundo pessoalmente, aconselha-se seguir até Nova Deli, capital da Índia e de lá seguir até Agra. Existem inúmeras empresas de viagem brasileiras especializadas em Índia, com pacotes muito atrativos. Boa viagem!