ARAPOTI - BRASIL
Arapoti está localizada em uma região privilegiada no estado do Paraná, a poucos quilômetros das principais cidades do estado e também de São Paulo, o que permite um excelente escoamento da produção agrícola do município, sua principal atividade.
O nome Arapoti é de origem caingangue onde “Ara” = campo + “Poti” = florido. O município possui vários roteiros turísticos interessantes, que valem muito a pena ser visitados. Para os interessantes em roteiros históricos, algumas dicas são:
A Casa do Lembrador - Reserva um arquivo histórico que conta um pouco da história de Arapoti, principalmente em relação ao escotismo e aos expedicionários da região. A coleção de propriedade do Sr. João Batista Alves, foi montada através de doações feitas por famílias antigas da região, principalmente os descendentes de imigrantes holandeses, espanhóis e poloneses.
Memorial Capão Bonito – Casa da Cultura. Localizada na antiga estação ferroviária do município, mantém um acervo histórico com antigas peças da Estação Ferroviária Cachoeirinha, da Fabrica Mãe (como a máquina de cinema), assim como móveis e objetos da primeira câmara municipal e das primeiras residências do município.
O Museu do Trator de propriedade do Sr. Harmanus Deen, possui uma vasta coleção de maquinário agrícola adquiridos durante vários anos. São mais de 50 peças expostas.
O município ainda conta com alguns roteiros culturais, como:
Museu da Colonização Holandesa - Está localizado no antigo prédio que abrigava a cooperativa Central de laticínios que funcionou até 1990. O espaço foi criado com o objetivo de resgatar a história de imigração holandesa, da agropecuária e também do cooperativismo na cidade.
O Moinho Holandês com mais de 10 metros de altura, é uma réplica perfeita dos moinhos da Holanda e simboliza a imigração holandesa no município. Está localizado ao lado do restaurante Refúgio, dentro do Parque de Exposições da Capal.
A Colônia Holandesa é um pedaço da Europa em Arapoti. As propriedades rurais localizadas nas seis lombas de propriedade de centenas de famílias de imigrantes holandeses caracterizam o município como pólo agropecuário no país. Possuem tecnologia de ponta na produção de soja, milho, trigo, além de gado leiteiro de alta linhagem e criação de suínos e frango para corte.
A Casa do Artesão hospeda os trabalhos realizados por artesãos da região. Estes produtos também podem ser comercializados no local.
A Feira do Produtor e da Lua é o local onde famílias comercializam produtos cultivados na zona rural do município como verduras, legumes e frutas, que acontece nas terças e sextas-feiras. Aos sábados o local abriga a Feira da Lua que recebe inúmeros visitantes em busca de salgados, doces, pratos típicos da região e culinária internacional.
Ainda merece destaque alguns roteiros ecoturísticos, como:
A Cachoeira Tigrinho é formada por duas grandes quedas d´água de mais de 20 metros de altura, localizadas a aproximadamente 15 quilômetros da cidade na estrada que leva ao município de Ventania. A primeira queda se localiza a poucos metros da estrada, já a segunda fica a aproximadamente 1 quilômetro da rodovia, por uma trilha muito atraente. Neste passeio, é ainda possível conhecer a antiga usina hidroelétrica do Tigrinho.
A Linha Verde é o local preferido dos praticantes de exercícios físicos. Possui mais de três quilômetros de extensão e é muito utilizada pelos praticantes de caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e alongamentos.
O Cerrado das Cinzas é um dos locais mais atraentes para os amantes do ecoturismo. Dezenas de escarpas formam um belíssimo vale que preserva a natureza dos Campos Gerais. Além disso, inúmeras propriedades rurais localizadas na região dão um toque especial na beleza do local. A atraente Vila do Cerrado das Cinzas abriga uma comunidade rural com pessoas muito hospitaleiras. A região abriga ainda uma impressionante caverna.
O Rio das Perdizes e Rio das Cinzas são os principais destinos nos períodos quentes do ano por possuírem inúmeros locais propícios para banho. Os rios ainda possibilitam a prática de esportes como canoagem e rafting.
Os interessados em obter maiores detalhes sobre os locais relatados, podem entrar em contato com a secretaria de turismo do município ou mesmo através do site da prefeitura.
Aproveito para parabenizar todos aqueles que fizeram parte da história deste município nestes 55 anos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário