terça-feira, 15 de março de 2011

Coluna Chamonix - França

           Chamonix, situada a 1.035 metros de altitude, está localizada na divisa entre a França, Itália e a Suíça. É considerada a capital da escalada e do alpinismo mundial, mesmo porque um dos seus principais atrativos é o tão conhecido Mont Blanc, com 4.810 metros de altitude. O Mont Blanc atrai durante o ano todo, alpinistas e montanhistas de todo o mundo em busca de aventuras. Existem inúmeras empresas especializadas em alpinismo que possuem pacotes para a escalada do monte mais alto da Europa Ocidental, porém é preciso muito preparo para conseguir chegar ao cume.
A cidade conta com uma excelente infra-estrutura de hospitalidade aos turistas. Possui inúmeros hotéis, com preços que cabem no bolso de qualquer turista, além de inúmeros apartamentos para locação nas temporadas de inverno, que vão de dezembro a março.  No centro da cidade, encontram-se inúmeras lojas de souvenires, roupas de inverno, além de muitos cafés e restaurantes.
Para os amantes do esqui ou snowboard, Chamonix é o destino ideal no inverno. A Vallée de Chamonix conta com inúmeras pistas de esqui em diversas estações como Le Brevent – Flégère, Les Grands Montets, Les Domaines de Balmes, Les Bossons e está a poucos quilômetros de Les Houches et Servoz, local que já foi sede de inúmeros campeonatos mundiais. Todas as estações de esqui contam com excelente infra-estrutura em termos de acesso, segurança e comodidade e possuem pistas de todos os níveis, do verde (mais fácil) a pistas de cor preta, que são as mais difíceis.
Do centro de Chamonix é possível acessar o teleférico mais alto de mundo, que sobe aos 3.842 metros de altitude até o topo da Aiguille du Midi. Do alto se tem um panorama de 360 graus do Mont Blanc e de toda a Vallée de Chamonix. É do topo da Aiguille du Midi, que muitos esquiadores e snowboarders se aventuram em uma descida de mais de 3 horas de duração através da Vallée Blanche, por locais onde não existe nenhum tipo de infra-estrutura e de onde só é possível sair esquiando ou de helicóptero. Já na saída do teleférico um aviso: “Cuidado! Siga sob sua responsabilidade”.
O Trem de Montenvers – Mer de Glace, é um passeio muito interessante a ser feito. Sai do centro de Chamonix e sobe aos 1.913 metros de altitude em uma pequena estação com uma vista panorâmica da Mer de Glace, uma geleira de tamanho impressionante, do monte Le Drus e do monte les Grandes Jorasses. A Mer der Glace é uma geleira formada pelo gelo que desprende das grandes montanhas. Em alguns pontos a geleira chega a ter mais de 200 metros de profundidade.
O acesso a Chamonix é extremante fácil, visto que está a poucos quilômetros de Genebra e muito próxima de Lyon. Para aqueles que vem da Itália de carro, o caminho é através do túnel do Mont Blanc com mais de 11 quilômetros de extensão. Já optando pela viagem em trem, o ideal é seguir até Martigny, na Suíça e se deslumbrar com um dos passeios de trem mais bonitos do mundo. Saindo de Martigny o trem sobe como uma verdadeira montanha russa chegando no alto das montanhas, o que torna este trajeto de paisagens deslumbrantes, um passeio inesquecível.
No Brasil, existem inúmeras empresas especializadas em viagens de inverno e também em roteiros pela Europa, portanto visitar Chamonix é muito fácil. Para maiores detalhes, acesse: http://www.chamonix.com/. Boa viagem ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário